Blogspot
Gestão Pública
Mercado de Trabalho

Ciências Contábeis - Contagem
Atuação
 
O profissional formado pelo curso estará habilitado a exercer atividades nos diferentes tipos de organizações públicas de maneira ética, cooperativa, responsável e inovadora, buscando gerar soluções empreendedoras e criativas.
 
Poderá atuar nos níveis federal, estadual e municipal de governo, no âmbito executivo, no legislativo ou no judiciário, assim como em instituições do terceiro setor e da sociedade civil, fundações públicas e privadas, empresas públicas, associações de direito público e privado, ou quaisquer instituições que atuem direta ou indiretamente na área pública. 
 
Há possibilidade de exercer essa atividade em organizações governamentais e não governamentais, assim como em consultorias, fundações voltadas à promoção de ações de responsabilidade socioambiental e organizações multilaterais, como a Unesco e o Banco Mundial. É possível atuar, ainda, em instituições de ensino e pesquisa. 
O tecnólogo formado em Gestão Pública pode trabalhar com planejamento e desenvolvimento de projetos para esse setor, prestar assessoria ou atuar como consultor técnico na área. O campo de trabalho é vasto, especialmente em regiões onde o serviço público é mais presente.
 
É fácil encontrar esse profissional na administração direta e indireta em autarquias, agências reguladoras e estatais. Pode atuar no governo estadual, municipal e federal, mas também é possível se aventurar por entidades do terceiro setor e mesmo em instituições privadas (já que esse tecnólogo é, antes de tudo, um gestor).
 
A profissão vai exigir o desenvolvimento de visão estratégica e capacidade de resolver problemas.
 
Conheça outros locais onde o tecnólogo em Gestão Pública pode atuar:
 
  • Assessoria técnica e política
  • Empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos
  • Organizações privadas que prestam serviço a órgãos públicos
  • Organizações sem fins lucrativos
  • Institutos e Centros de Pesquisa
  • Instituições de Ensino
 
Os cargos que pode ocupar também são bastante diversos. Veja alguns:
  • Analista de contratos
  • Analista de políticas públicas
  • Gestor de projetos públicos de investimento
  • Analista de orçamentos de projetos públicos
  • Analista de mercado
  • Analista judiciário da área administrativa
 
Independentemente da modalidade, o diploma conferido ao final do curso é de nível superior e tem validade tanto no mercado de trabalho como no meio acadêmico.
 
Isso significa que, com esse documento em mãos, o aluno pode continuar os estudos em pós-graduações, disputar vagas de emprego que exijam nível superior ou mesmo tentar um concurso público – que são tão comuns na área.

Áreas de atuação
 
Prefeituras 
 
Presta serviços à população e promove a interlocução entre o munícipe e as instituições públicas.
 
Assembleias legislativas 
 
Trata sobre as matérias de competência do Estado.
 
Fundações 
 
Atua em instituições (com amparo legal) com interesses públicos, como educação, cultura e pesquisa.
 

Licitações 
Acompanha o cumprimento de normas e finanças públicas em contratações de obras, serviços e fornecimentos, objetivando o equilíbrio de contas públicas.
 
Empresas públicas 
 
Acompanha a implantação de programas e projetos de políticas públicas, com base no conhecimento sobre regulamentações legais específicas do segmento.